Super Mario: meus 5 jogos preferidos da franquia

Olá, sou Luciano Junior e esse é o primeiro post do Former Jogos.

Hoje vou falar sobre a minha franquia preferida: Super Mario, mais especificamente os meus jogos preferidos dela, pois tem muitos. Vamos lá?


1) Super Mario All-Stars

É uma compilação com uma remasterização dos 4 melhores jogos do encanador no NES, para o Super Nintendo. A remasterização ficou ótima, incluindo os gráficos e as músicas.

A compilação teve estreia do jogo The Lost Levels, na época do NES, lançado no Japão para o Famicom como Super Mario Bros. 2, enquanto na América foi lançado uma “modificação oficial” do Doki Doki Panic, com os personagens de Super Mario.

Houve poucas modificações em relação aos jogos originais, umas você vai perceber, e outras não, mas essa compilação é legal de se jogar para quem quer relembrar os jogos do Mario do NES, só que no Super Nintendo.

2) Super Mario World

Foi o melhor jogo do Mario na era 16-bits. Gráficos renovados, musicas e efeitos sonoros legais, ótimos power ups e ótimas fases… Esse jogo tem tudo de bom para um jogo de plataforma.

O jogo teve a estreia de Yoshi, o dinossauro verde que consegue pisar em quase tudo. Ele era muito útil em fases complicadas. As únicas fases que ele não podia entrar era os castelos e as casas fantasmas, por questão de bugs.

A capa, na minha opinião, é o melhor power up do jogo. Você voa e controla o Mario, diferente da folha do Super Mario Bros. 3, em que o voo é limitado. Com o giro do Mario com a capa, ele pode matar inimigos como o Chargin’ Chuck instantaneamente.

O pulo giratório é muito útil também, com ele você salta em inimigos como o Twomp sem ele te dar dano.

A Star World era muito bacana, você podia acessar de 5 Star Roads, e um desses é direto para a porta principal para o castelo do Bowser. Era um atalho útil demais.

Para ir para o mundo especial, você tinha que terminar todas as fases da Star World pela saída secreta com a Chave.Algumas fases desse mundo eram difíceis. Depois de passar-las, você ia pro começo do jogo, mas a paleta do mapa era alterada e alguns inimigos vestem roupas especiais.

Em 1994, o jogo foi incluído na compilação Super Mario All-Stars, lançado como Super Mario All-Stars + Super Mario World. Duas mudanças mais comuns são a possibilidade de salvar em 4 slots, ao invés de 3 no jogo original, e os sprites do Luigi foram alterados para ele ficar mais diferente do irmão Mario.

Essas são os fatos que eu me lembro de Super Mario World, que, como eu disse antes: Foi o melhor jogo do Mario na era 16-bits.

3) Super Mario 64

Esse jogo estreou Mario em um mundo aberto e em 3D. Mas ele era diferente de outros jogos do Mario.

As músicas são boas, principalmente a da corrida. Os gráficos não foram tão bons em minha opinião, mas eu deixo passar.

Você tinha liberdade para entrar em qualquer fase, sem nenhuma ordem, desde que você tenha as estrelas necessárias para entrar. As fases tem 8 missões. Todas as fases tem 8 moedas vermelhas. No total são 120 estrelas para coletar. Apenas 70 eram necessárias para enfrentar o chefe final, Bowser.

Não temos power ups, apenas chapéus com poderes especiais, que você pode habilitar  os blocos contendo eles com switches, como no Super Mario World.

Tem barra de vida, em que cada inimigo faz um dano diferente, e para recuperar vida você precisa de moedas. As amarelas recuperam menos, as vermelhas são médias e as azuis são as que recuperam mais.

O jogo era single player, ou seja, sem o Luigi. O Yoshi só estava presente como easter egg no telhado do castelo quando você completava o jogo com 120 estrelas. Ele agradecia por você ter jogado e te dava vidas até completar 100, e depois ia embora. Que pena!

Não joguei muito esse, mas esse jogo tem potencial, apesar de não gostar muito dos jogos 3D.

4) Super Mario Bros. 3

O terceiro jogo do Mario para NES. Ele é melhor que o primeiro, na minha opinião. As fases eram boas, tinha muitos power ups e itens e as músicas eram ótimas.

Meu power up preferido é a Roupa de Martelo, que transforma Mario em um Irmão Martelo, que nem é preciso explicar o que ele atira, né?

As fases dos chefes não eram mais em castelos, e sim em embarcações voadoras, se você perdesse, o barco voava para outro lugar do mapa. Os castelos só serviam para o Toad dizer que o rei foi transformado e que você precisa resgatar a varinha mágica. Isso não acontece no último mundo, em que você entra direto no castelo do Bowser.

Um item muito bom desse jogo é a flauta de teleporte, que se você usa, ele te permite ir para outro mundo, e se usar de novo, você ia direto para Dark Land, o lar do castelo do Bowser.

5) Super Mario Maker

Esse eu não joguei, mas achei muito bacana quando assisti alguns vídeos. Antigamente, quem quisesse criar suas próprias fases, modificava a ROM do jogo pelo PC, existia vários editores para isso.

Mas a Nintendo finalmente lançou uma alternativa oficial para o Wii U: Super Mario Maker. Você pode criar suas própias fases com 4 estilos:

  • Super Mario Bros.
  • Super Mario Bros. 3
  • Super Mario World
  • New Super Mario Bros. U

Alguns itens foram adaptados para quase todos os estilos. Novos cenários foram criados para os jogos que não tinham eles. Um detalhe legal é que no estilo Super Mario World, o Yoshi pode entrar nos castelos agora!

Mas para quem quer jogar fases, tem o 10 Mario Challenge e o Course World. No primeiro, você tem 10 vidas para passar de 10 fases feitas pela Nintendo. No Course World, você pode pesquisar por fases específicas ou jogar as mais populares. Dentro dele, há o 100 Mario Challenge, onde você tem 100 vidas para passar de fases aleatórias feitas pelos jogadores.


Essa foi a minha lista, espero que tenham gostado do primeiro post. Abraços do Junior!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s